20 de abr de 2010

Inutilidade pública

Editado e postado por º..keka..º
Fico impressionada com a capacidade das pessoas de 'esquecer' o que é o RESPEITO.
E, há um certo tempo, me aconteceu algo que me fez pensar nisso. Mas a minha duvida maior foi, se o 'mal-educado' foi ele ou eu.

Normalmente, pego o ônibus para ir ao trabalho muito cedo, mas nesse dia, me atrasei meia hora. Detesto isso, pois é a hora em que alguns alunos começam a ir pra escola, e o ônibus, que já é lotado por natureza, fica ainda mais apertado.
Excepcionalmente nesse dia, a situação do ônibus era mais precária. Era um veículo mais antigo, em que possuia apenas a fileira-unica de cadeiras de cada lado. Sentei-me, e procurei ocupar meu tempo (40 minutos de viagem até a troca de ônibus) lendo meu livro, como fazia todo dia. Foi quando percebi um pequeno ruido bem próximo ao meu ouvido direito, mas não dei muita corda até que esse 'ruido' aumentou de volume.
Olhei calmamente para tras, e vi, um adolescente (que estava indo pra aula) com um celular que tocava MP3.
Achei que o meu olhar, pudesse ter dito algo àquele menino, mas ouvi um riso baixo, e um cochicho com um colega que estava do lado, em seguida, o som que era pouco irritante, tornou-se extremamente alto a ponto de eu não ser a unica a olhar com olhos de reprovação pra ele. Virei-me de costas, e disse delicadamente:
- Oi, seu celular não vem com fone de ouvido?
- Não!
- Você pode por favor, abaixar um pouco o som?
- Se eu abaixar não escuto.
- Nenhuma pessoa que está aqui nesse ônibus tem a obrigação de ouvir essas porcarias que vc está ouvindo.
- O celular é meu, eu abaixo se eu quiser. Tenho direito.
Meu tom de voz, passou de chateado, a grosseiro:
- Olhe aqui, o SEU direito termina, aonde começa o direito do OUTRO. Seu som está incomodando, poderiamos entrar em um acordo???
Ele fingiu que não me ouviu. Eu estava completamente vermelha de raiva, e os outros passageiros estavam me olhando assustados. Eu ainda tinha meia hora de viagem ao lado daquela bendita criatura.
Para minha alegria ele colocou o dedo pra abafar o som que me incomodava. E logo desceu do ônibus.

Mas, isso foi há alguns meses... Hoje em dia, as coisas estão bem mais modernas... Inventaram, uma tal caixinha de som, que funciona à bateria, e com pen-drive como fonte de dados. O que me faz sentir como se estivesse passando ao lado de um trio-elétrico, ou melhor comparando, aqueles carros de competição de sons automotivos.
Antes, haviam placas nos lugares públicos que indicavam a proibição de som alto, a não ser pelo uso de fones-de-ouvido. Hoje, é moda sair por ai expondo a potência das 'caixas-de-som' dos celulares.
É a modernidade, fazendo a sociedade regredir com a boa educação.
Quero os velhos tempos de volta. Sei que querer isso não é sentir-se antiquada, e sim, sentir-se carente de respeito, cordialidade e simplicidade. Pois vivemos em uma sociedade em que o que importa é somente o EU. O meu desejo, o meu direito, o meu valor. 
Isso nos deixa cada vez mais pobres de espírito

Um ótimo feriado todos. 


P.S Minha ausencia do blog, tem explicação. Eu prometo que eu conto a vocês assim que tudo se resolver. Abraços!

2 comentários:

Ed$oN PaPaI Ur$o on 21 de abril de 2010 16:10 disse...

imagina soh como eh viver com isso todos, eu disse TODOS, os dias!!!!!!! esse eh o preço da modernidade e é um preço que eu não quero pagar!!!!!!!!

Dona M. on 21 de abril de 2010 20:58 disse...

E quando é celular que pega sinal de televisão, e a televisão esta "chiando" ?
Terrível!

 

º:..coisas da keka..:º Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare